Através dos nossos dois complexos eólicos, levamos energia elétrica de fonte renovável e limpa para cerca de 750 mil pessoas, evitando que milhares de toneladas de gás carbônico (CO2 ) sejam lançados na atmosfera todo ano. Isso ocorre porque ela se vale de um recurso natural e inesgotável – o vento – ao mesmo tempo em que não gera resíduos poluentes.

Além de não emitir Gases do Efeito Estufa (GEE), a energia eólica é uma das fontes menos agressivas ao meio ambiente dentre todas as formas existentes de geração de energia. Ela não gera resíduos e, consequentemente, não contamina nem as águas e nem o solo. Assim, os impactos dos empreendimentos da Enerplan sobre o meio ambiente são mitigados ao máximo, possibilitando inclusive o desenvolvimento de outras atividades econômicas no seu entorno.

A geração de energia eólica, portanto, contribui para que o Brasil cumpra as metas de redução de emissão de CO2 assumidas em 2015 no Acordo de Paris e para que a sua matriz energética seja cada vez mais renovável e limpa. A Enerplan e o Grupo Oleoplan se sentem parte disso e esperam seguir contribuindo para que o Brasil continue sendo referência em geração de energia renovável no mundo.

A energia eólica é altamente sustentável ambientalmente, mas nós também nos preocupamos em gerar impactos sociais positivos. Pensando nisso, a Enerplan apoia vários projetos sociais de impacto positivo nas comunidades em que atua.

Somente no entorno do Complexo Faísa, no Ceará, já investimos em projetos na área de saúde, educação, economia e abastecimento de água. Juntos, estes projetos impactaram mais de 6 mil pessoas.

Simultaneamente, seguimos contribuindo direta e indiretamente para a geração extra de emprego e renda nas regiões em que estamos instalados em razão da própria natureza da nossa operação. Isso acontece porque nossos parques eólicos estão instalados em terrenos arrendados e também porque a geração de energia eólica é compatível com outros usos do terreno pelos seus proprietários, como a agricultura e a pecuária. Além disso, ajudamos a levar ao consumidor final a melhor relação de custo benefício na tarifa de energia.